segunda-feira, 7 de junho de 2010

Actividade Integradora: "Alimentação" - Ida ao CRTT

No âmbito da actividade integradora. ”Alimentação”, os formandos do curso EFA – Agente em Geriatria, em conjunto com a formadora Marisa Vicente (formadora na área da saúde) foram realizar Sessões de Educação para a Saúde ao CRTT (Centro de Reabilitação e Tratamento de Toxicodependências), cujos objectivos consistiam em que, no final de cada sessão, os utentes fossem capazes de:
- Compreender no que é que consiste uma alimentação saudável
- Compreender a constituição, o funcionamento e utilidade da roda dos alimentos
- Compreender a função básica de cada nutriente
- Identificar os nutrientes nos alimentos
- Identificar os problemas de saúde provenientes de uma má alimentação
- Compreender as consequências de uma má alimentação na saúde da população
- Adequar as dietas alimentares aos problemas de saúde
- Identificar a importância da água
Assim, nos dias 12 e 13 de Maio, os formandos deslocaram-se ao CRTT e fizeram as respectivas sessões. Em cada sessão foi feita uma representação e o publico teve de adivinhar o problema alimentar presente nessa representação, depois de cada representação seguiu-se uma sessão de educação para saúde (SES) sobre o problema em causa e a forma de o evitar, tendo sempre por base uma alimentação saudável.
Desta forma, as sessões estavam divididas da seguinte forma:
Sessão 1: Problema de Saúde: “Falta de Fruta” + SES sobre a Roda dos Alimentos, a sua história, constituição e utilidade e a importância da alimentação (grupo de trabalho constituído pela Graça Almeida, Laura Tomás, Liliana Neves e Patrícia Cunha)
Sessão 2: Problema de Saúde: “ Muito Apetite” + SES sobre o que é uma alimentação saudável, quais os problemas nutricionais nomeadamente, o que é a obesidade, as suas causas e consequências e como combatê-la (Grupo de Trabalho constituído por: Cristina Duarte, Susana Oliveira, Allen Cortez, Ana Lúcia Pereira)
Sessão 3: Problema de Saúde: “ Mania das Dietas” + SES sobre a desnutrição, os nutrientes e as suas funções e a importância da Hidratação (grupo de trabalho constituído por: Paula Oliveira, Zélia Morais, Ana Sofia Ribeiro, Elisabete Oliveira e Susana Campos)
No final de cada dia convivemos todos num “lanche saudável”, onde tivemos a oportunidade de conviver e de conhecer melhor os utentes do centro.
É de salientar que durante toda a apresentação os utentes mostraram-se sempre dispostos a participar e a interagir com bastante entusiasmo.
Foram dois dias bastante gratificantes e desafiantes. Obtivemos um feedback bastante positivo, e saímos com o sentimento de missão cumprida.


Sem comentários:

Enviar um comentário